Nascida em 1985, a Transcotur cresceu e consolidou sua marca no mercado de turismo, tornando-se referência no ramo. Há mais de quatro décadas, sua história iniciou-se em outro ramo, o transporte escolar. Na reportagem especial de hoje, contamos a história da empresa e as renovações de frota 2025 que marcam os 40 anos de fundação de uma das mais importantes empresas de turismo da região serrana.
A Transcotur inicia sua história em 1980, quando José Antônio Gonçalves Dias, de uma família de taxistas, decide fazer o transporte escolar com uma Kombi, servindo a uma boa quantidade de alunos que podiam contar, diariamente, com uma condução, a partir de suas residências até os educandários, proporcionando idas e vindas com segurança e confiabilidade. José Antônio, que passou a ser chamado pelas crianças de "Tio Zé", viu sua demanda crescer e, com grande procura por mais vagas, trocou sua Kombi por um micro-ônibus, por dispor de espaços mais amplos.
Fazendo ponto no Alto, "Tio Zé" viu seu negócio prosperar e sentiu também a necessidade de ampliar sua frota como também criar uma firma especializada. Em 1983, dois veículos já faziam parte de sua frota e na ocasião, a ideia de fundar a Transcotur começou a se materializar, acontecendo oficialmente em 1985. Dois anos depois, em 1987, o seu irmão Ari entrou para a firma com um micro-ônibus, fazendo parte da sociedade que passou a ter dois coletivos. Tentando ganhar espaço em um setor que geralmente conta com a participação de grandes empresários, o "Tio Zé" tinha um sonho de dotar a cidade de mais um serviço de transporte coletivo, visando servir aos estudantes e ao turismo. Assim, mesmo diante de desafios, a Transcotur sobrevivia. Porém, em 1991, o coração deixa de bater no peito de José Antônio, cuja morte, aos 37 anos de idade, traumatiza a cidade e interrompe a vida de um jovem cheio de ideais. Nesse período, a empresa já contava com seis ônibus.
Desde então, o seu irmão e sócio Ary tocou o barco, chegando aos dias atuais com diversos veículos, dos quais contam com banheiro, TVs, vídeo, geladeira e ar condicionado. Seguindo seu objetivo de melhorar sempre a frota que contribui em prol do engrandecimento de Teresópolis, a empresa adquire novos veículos zero km. Com carroceria Mascarello, no mais recente modelo lançado Ello, os novos coletivos estão acoplados ao potente chassi Volksbus 17.260 ODS. Os veículos são os primeiros Euro 6 da empresa, seguindo os novos padrões de menor emissão de poluentes, além de possuírem elevadores para cadeirantes, itinerários eletrônicos, bancada reclinável e ar condicionado.