PESQUISA QUALIÔNIBUS 2025: PASSAGEIROS DO TRANSPORTE COLETIVO DE TERESÓPOLIS PARTICIPAM DE NOVA EDIÇÃO

Estima-se que, esse levantamento vai ouvir mais de 550 usuários e os resultados serão apresentados no segundo Fórum de Mobilidade Urbana da cidade, em outubro. A pesquisa, desenvolvida pelo Instituto WRI Brasil, acontece anualmente no município e busca contribuir para a qualificação da mobilidade urbana da cidade.

Inicia hoje, 12 de agosto, em Teresópolis a edição 2025 da Pesquisa QualiÔnibus, iniciativa que tem como objetivo avaliar a satisfação dos passageiros em relação ao serviço de transporte coletivo e contribuir para a qualificação da mobilidade urbana da cidade. A ação é resultado de uma parceria entre o WRI Brasil, instituto de pesquisa que integra o World Resources Institute, presente em mais de 50 países, a Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e as viações Dedo de Deus e 1º de Março, que operam o transporte público na cidade.

Até o dia 22 de agosto, uma equipe composta por 10 pesquisadores, uniformizados e identificados com crachá, vão realizar entrevistas com passageiros nos pontos de embarque e dentro dos coletivos. A expectativa é de que mais de 550 entrevistas sejam aplicadas em diferentes horários, abrangendo linhas de ônibus que atendem tanto a zona urbana quanto a zona rural da cidade. O objetivo do levantamento é traçar um diagnóstico atual do transporte coletivo local, investigando hábitos de deslocamento, tempo médio de viagem e impacto dos congestionamentos, além da percepção dos passageiros sobre conforto, tarifa, segurança, frequência e outros aspectos do serviço.

Na edição anterior, realizada em 2024, 65% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o sistema de ônibus da cidade, que obteve índice geral de satisfação de 5,5. O estudo também revelou que o tempo médio de deslocamento é de 77 minutos por viagem, e que para 63% dos usuários, o ônibus tem impacto positivo em sua qualidade de vida.


A pesquisa, que já foi aplicada mais de 45 mil vezes em dezenas de cidades, segue o mesmo padrão metodológico utilizado em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, permitindo comparações com os dados do ano anterior e a identificação de oportunidades de melhoria no transporte.


Os resultados serão apresentados no dia 16 de outubro, durante o 2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis, evento que reunirá especialistas, professores de Engenharia de Transportes, gestores públicos e representantes do setor privado para discutir os desafios e as soluções para a mobilidade urbana do município.

Mais recentes
Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições