O cenário do transporte público na Região Serrana está prestes a mudar radicalmente. Em anúncio oficial realizado nesta semana em Brasília, o Governo Federal confirmou que Teresópolis é uma das cidades selecionadas para receber investimentos massivos através do Novo PAC Seleções (Mobilidade Urbana - Grandes e Médias Cidades).
A medida coloca o município em um patamar estratégico, garantindo recursos que não apenas renovam a frota, mas redesenham a forma como o teresopolitano se desloca entre os bairros e o centro.
Focado em sustentabilidade, o grande diferencial desta seleção é a descarbonização. Teresópolis receberá repasses para a aquisição de veículos modernos que atendem às normas ambientais mais rigorosas. O projeto prevê a compra de veículos com motorização Euro 6, que reduzem drasticamente a emissão de óxidos de nitrogênio e material particulado. Além disso, 100% dos novos veículos adquiridos via PAC contarão com sistemas de acessibilidade plena, incluindo elevadores e sinalização tátil.
A chegada dos novos ônibus não é um fato isolado. O investimento do PAC servirá como o braço executor do Plano de Mobilidade Urbana de Teresópolis, iniciado em 2025, com a otimização de linhas e estudo técnico para reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus, especialmente em horários de pico nos eixos Alto-Várzea.
Além dos veículos, o programa prevê melhorias em terminais e pontos de parada, tornando-os mais seguros e iluminados e também a implementação de sistemas de monitoramento via GPS em tempo real, permitindo que o passageiro acompanhe a chegada do ônibus pelo celular com precisão total.
A seleção não foi por acaso. O Ministério das Cidades avaliou critérios técnicos e de gestão: Por ser uma cidade de serra, a eficiência do transporte é crucial para evacuações e mobilidade em situações de emergência climática. Além disso, Teresópolis já havia demonstrado capacidade de execução com programas como o "Domingão Tarifa Zero", que provou o aumento da demanda por transporte público de qualidade.
"Este não é apenas um investimento em máquinas, é um investimento em tempo de vida para o trabalhador de Teresópolis, que passará menos tempo nos pontos e viajará com mais dignidade", afirmou o representante da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana.
O cronograma estabelecido pelo Governo Federal e pela Prefeitura prevê: No primeiro semestre de 2026 a finalização dos processos licitatórios e escolha das fabricantes dos veículos e no segundo semestre, o início da entrega escalonada da nova frota e início das obras em abrigos e terminais.
Além do conforto, a renovação da frota impacta diretamente na economia da cidade. Ônibus novos quebram menos, reduzindo o custo operacional que costuma pressionar o valor das passagens. Do ponto de vista da saúde, a menor emissão de poluentes melhora a qualidade do ar, reduzindo doenças respiratórias na população.

